quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como pegar num Hamster?

Olá leitores, hoje vamos responder a uma pergunta muito pertinente: "Como pegar num Hamster?"
Existem leitores que têm esta duvida, pois há o receio do Hamster morder, fugir ou até mesmo emitir um som agudo, parece que está a chiar.


Antes de mais, é preciso TERMOS confiança em nós próprios. Como vamos pegar num animal, se temos medo dele? Temos de ter em mente que as mordidelas podem existir e podem doer, até mesmo sangrar! Mas não é uma dor insuportável. Pode ser assustador vê-lo agarrado ao nosso dedo, de tal maneira que parece que não se vai soltar. Mas não podemos entrar em pânico nem fazer movimentos bruscos ou gritar. Isso só o vai enervar e piorar a situação. Com a mão livre, pegamos o Hamster e colocamo-lo novamente na gaiola! 


Mas, como podemos ganhar a confiança dele? O processo parece simples, mas exige muita paciência, determinação e persistência. Não é de um dia para o outro que ele virá para a mão. Isso depende do temperamento dele. Pode demorar mais ou menos, e isso até pode nunca vir a acontecer. Mais um aspecto a ter em mente, para não sairmos frustados! 


Mas aqui vão umas dicas para ajudar:
  • Sempre que se aproximar da gaiola, chame pelo nome do Hamster ou imite um som (assobia, estalido ou outro), mas tem de ser sempre o mesmo e ofereça uma semente que ele goste. Ele vai associar o som a comida, assim ele passará a vir à porta sempre que o chamar, a pensar que vai receber comidinha!
  • Numa primeira etapa, alimente com a guloseima através das grades.
  • Quando ele vier para as grades de modo pacífico, experimente abrir a porta da gaiola e com a semente na ponta dos dedos, colocar a mão dentro da gaiola, imóvel. Deixe-o cheirar. Provavelmente ele vai morder levezinho para poder identificar o objecto.
  • Se ele morder forte, retire a mão e a semente. APENAS deixe que ele fique com a semente, SE ele não o morder. Ele vai associar o bom comportamento a receber comida.
  • Quando ele não morder a sua mão quando tem a semente, experimente colocar a mão sem semente e veja o comportamento dele. Se ele não morder e até subir para a mão, recompense-o.

NOTAS: 
  • Nunca usar luvas, pois ele vai identificar a mão pelo cheiro e tacto;
  • Se for mordido, não grite ou faça gestos brutos, para não assustar o Hamster;
  • Tente fazer estes truques apenas quando ele estiver activo, nunca o acorde, pois isso incomoda-os.
  • No caso de ser um Anão-Russo, não o pegue pelas costas. Estes são mais desconfiados e não toleram tanto o manuseamento como os Sírios. Nestes casos, deixe que seja ele a subir para a sua mão. Só depois, com as mãos em forma de concha é que deverá pegar nele.


Se tudo correr bem, poderá pegar tranquilamente no seu Hamster, tal como mostra esta imagem da Shiro!


Espero que esta postagem tenha contribuído para que se aproximasse mais do seu Hamster. Qualquer dúvida coloquem nos comentários! Também gostaríamos de saber se as dicas resultaram :D

9 comentários:

  1. ótimo as dicas!!
    Quando vou pegar meu hamster ele fica com um pouco de medo, mas só quando encosto nele ou quando pego na mão,mas nem por isto nunca me mordeu nem os outros, vou seguir as dicas obrigada!

    http://hamster-doce-hamster.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nicole!
      Espero bem que ele perca o medo e possa estar com ele na mão e dar muito carinho!

      Eliminar
  2. Muito obrigada!! Vi as dicas, chamei minha amiga aqui em casa e juntas pegamos a ginger... Ela é anão russo, e já ouvi que essa raça nao tolera ser pegada na mão muito tempo. Verdade, ou Mentira? E a prósito, pegar ele conta como deixa-lo andar de uma mao a outra?? Obrigada, e eu amo seu site! Estou seguindo suas dias para montar um playground com caixa de papelão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom, espero que as dicas resultem!
      Sim, passar de mão em mão resulta, mas sempre movimentos muito calmos e suaves, para ela não stressar ou ficar cansado!

      É verdade que os Anões-Russos toleram menos o manuseamento, talvez por serem mais pequenos e sentirem-se mais ameaçados. Mas isso também depende do hamster. Há os que toleram mais e os que não toleram nada!

      Aqui em casa temos dos dois tipos XD.
      Mas tudo requer muita paciência e nunca desistir.

      Depois queremos ver o resultado do Playground ^^

      Eliminar
  3. Muito boa estas dicas amei isto , vou comprar meu Hamster amanhã então estou primeiro treinando para não maltratalo (a) é ele me morde , otima pagina
    PARABÉEEENS , bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe a demora na resposta mas espero que esteja a correr tudo bem com o seu amigo!

      Demora a tornã-lo mansinho, mas encontrará muitas dicas no nosso blog e no blog dos nossos parceiros :D

      Eliminar
  4. qero mt um hamister qual eu escolho ? eu gosto de acarenciar .. sabe ? qero uma femea de especie anão russo oq acha ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oooie Bom não sou do blog e dsclp a demora de responder,enfim Escolha da especie Anão russo ou Chinês, tenho uma femea da espécie Chinês ;) Ela é bem tranquila,mas um pouco agitada na ha de pegar ela :) A mordida não dói mto e ela é bem pequena não dá mto trabalho !

      Eliminar
  5. Comprei uma fêmea de hamster sírio e ela parece ser filhote, tem muito medo quando a pego na minha mão, inclusive se urina. Mas não morde. O que posso fazer para que ela se acostume?

    ResponderEliminar

Não queremos dicussões e aceitamos todo o tipo de sugestões!
Podem também nos colocar as vossas dúvidas :)