sábado, 26 de maio de 2012

Hamster e o Banho

Bem, circulam aí em vários blogs e contas do Youtube imensos vídeos que mostram Hamsters a tomarem banho; Hamsters a serem mergulhados em bacias e pequenas piscinas; a serem completamente encharcados de shampoo, desde o alto da cabeça até ao rabinho. É impossível não ficarmos angustiados com o sofrimento deles a tentarem sair da água.


Porquê? Sendo animais das estepes e do deserto, os Hamsters NÃO tomam banho. Eles lavam-se sozinhos, utilizando as patas e a língua para lamberem-se e coçarem, retirando qualquer resíduo de sujidade do pêlo e impedindo que parasitas e fungos o contaminem. 


NÃO se deve dar banho aos Hamsters, pois vamos estar a fragilizar e destruir a protecção natural que o seu pêlo lhe oferece. Além disso, as probabilidades de apanhar uma constipação que pode evoluir para pneumonia são muito elevadas!


Citando o site Saúde Animal, temos a seguinte resposta à pergunta: "Posso dar banho ao meu hamster?"
" Não é necessário dar banho no seu hamster, já que estes animaizinhos se limpam sozinhos. O banho tira a protecção natural do pelo, além disso, o banho pode deixar o hamster "gripado" "


O facto do Hamster largar mau cheiro é devido às secreções libertadas pela glândula de odor. Isso ocorre quando a fêmea está no cio ou os machos marcam o território. Uma limpeza semanal junto com uma desinfecção da gaiola, utilização de substrato adequado (sem cheiros adicionados) e uma alimentação equilibrada contribuem para a minimização dos cheiros!


O banho no Hamster só deve ser utilizado como ÚLTIMO RECURSO e por indicação do veterinário como um tratamento terapêutico, que só dura determinado tempo e é feito segundo recomendações restritas. Não é qualquer um que dá um banho terapêutico ao Hamster. Este só deve ser feito por um profissional de saúde ou de acordo com indicações específicas deste.


É de salientar também que o banho seco, utilizando pó "supostamente" para Hamster, também NÃO deve ser dado. Esse pó, além de causar problemas alérgicos na pele e fungos por tapar os poros, se entrar nos olhos provoca problemas oculare, se ingerido causa problemas gástricos, entre muitos outros.


Para quê arriscar a vida do nosso Hamster por um capricho desnecessário?

9 comentários:

  1. a minha hamster nunca deu banho e so cheira mal quando veio para a minha casa o que é normal ja que comprei-a numa feira mas agora tem cheirado um bocado mal ela é femea

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem é normal. Por serem maiores, os sírios têm tendência a libertar mais odor que os Russos.
      Nas fêmeas isso ocorre mais na altura do cio, devido às secreções que libertam :)

      Eliminar
  2. Shiro da uma olhadinha no meu blog sou novo.
    http://hamster-power.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. á esqueci! amei seu blog e obrigado pela dica eu nunca mas vou usar o pó de hamster!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :D
      Não se esqueça que o espaço de parceria/divulgação é a página "Parceiros" :)

      Obrigada por gostar do nosso blog e seguir os conselhos dados. Só faz bem para o seu Hamster!

      Eliminar
  4. Shiro, outro dia a Fofuxa estava fedendo a xixi, ela simplesmente fez xixi na casinha e dormiu nele, eu limpei a casinha e passei lencinho umedecido nela... Fiz errado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lencinho humedecido com água ou aquelas toalhitas de bebé (que não se devem usar pelo facto de ter creme, perfume e outros componentes)?

      Bem, como foi só uma vez e para uma situação de emergência, não fez mal :)

      Para a próxima utilize algodão (daquele de tratar as feridas) com umas gotinhas de água. Em seguida, seque bem com uma toalha de algodão.

      Eliminar
    2. Foi daquelas toalhinhas de bebê.. Muito obrigada pela atenção, da proxima vez eu faço como você disse :D

      Eliminar
    3. se o meu fizer isso eu posso dar um banho

      Eliminar

Não queremos dicussões e aceitamos todo o tipo de sugestões!
Podem também nos colocar as vossas dúvidas :)