domingo, 23 de setembro de 2012

Antes de comprar, há que pesquisar!

Olá a todos os leitores!
Temos sentido muito a vossa falta, o blog anda mais paradito: tempo de aulas, de faculdade, de trabalho...
Apesar de tudo, pelo menos ao fim-de-semana terão notícias nossas!

Hoje vimos falar de algo que muitas pessoas ainda não têm noção da sua importância: a pesquisa! Sim, pesquisar é algo muito importante quando se vai adquirir um novo animal, principalmente quando se trata de uma espécie que não estamos habituados a lidar!

Cada animal tem os seus hábitos alimentares, hábitos de higiene e acomodação... Quando se pretende ter um cão ou gato, vai-se sempre procurar várias informações sobre como cuidar melhor dele para lhe dar todos os cuidados necessários.

Porque negligenciar essa parte quando se trata de um hamster, um murganho ou um gerbo? Por mais pequenos que sejam, também merecem ser tratados com dignidade! Então, o que fazer? PESQUISAR!

E pensam vocês: Pesquisar é muito vago... O que devo saber? E onde? Sim, infelizmente hoje em dia nem todos os meios de informação estão correctos ou são seguros. Vamos cá dividir as coisas:

Onde pesquisar?

  1. Sites de criadores da zona de residência: Muitos criadores hoje em dia têm websites com o email ou morada. Porque não mandar uma mensagem? Não custa nada e os VERDADEIROS criadores agradecem! Se tiverem num website com imagem, vejam se as condições de criação são apropriadas (gaiolas grandes, limpas e com um hamster apenas em cada)... Não vale a pena estar a alimentar pessoas que não têm amor aos animais.
  2. Blogs: Comparem informações, leiam os comentários e contactem os administradores. Eles também agradecem! Mas atenção, nem tudo o que escrevem é verdade! Prefiram blogs com textos originais e com fontes de referência, citações de médicos e /ou criadores e imagens próprias do que retiradas da net.
  3. Fóruns: Aqui é onde mais aprendem. Pode demorar muito. Quer dizer... Pode não, VAI demorar muito a que encontrem os tópicos que esclareçam as dúvidas, a ler toda a informação, confrontar opiniões e esclarecer dúvidas. Mas não há nada melhor do que ouvir a experiência de quem cuida os animais e vos podem aconselhar sobre as melhores condições e produtos!
  4. Veterinários: É óbvio que só se deve comprar determinada espécie se houver um veterinário especializado nela na zona de residência ou quando o futuro dono se compromete a deslocar-se a um que esteja mais longe. Há melhor do que consultar um especialista?
O que pesquisar?
  1. Alimentação: Nas lojas de animais, nos hipermercados, nas feiras... Bem, enfim, existe um enorme leque de produtos que podemos oferecer aos nossos hamsters. Mas serão sempre de melhor qualidade? O preço deve ser levado em conta, mas se não satisfaz as necessidades nutricionais do vosso animal, só vão estar a gastar dinheiro em vão. Além disso, têm de ser qual é a ração mais adequada e que tipo de complementos devem oferecer.
  2. Higiene: Existem animais que podem e devem tomar banhos: uns com água, outros com área, uns com champô normal, outros com produtos secos... E ainda há aqueles que NÃO podem tomar quaisquer tipos de banho mas as pessoas insistem em fazê-lo. Há que se informar. Também a forração das gaiolas variam conforme os animais que se tem. Uns ajudam no cheiro, outras na protecção das patas e ainda outras para o cuidado do pêlo. Mais uma vez, INFORMEM-SE!
  3. Alojamento: Gaiola de todos os formatos e tamanhos, caixas, cercados, viveiros... Mas qual o melhor para o animal que vou comprar? E as dimensões, será que importam? Se sim, quais as dimensões mínimas recomendáveis? E o tipo de material em que é feito o alojamento, influencia na saúde do meu animal? Como fazer uma limpeza do alojamento de modo a evitar propagação de bactérias, fungos e vírus?
  4. Cuidados de Saúde: Bem, será que é necessário vacinas? Se sim, quais e de quanto em quanto tempo? E desparasitações? E corte de unhas, dos dentes e até mesmo escovar o pêlo? Será que é necessário fornecer complementos vitamínicos?
  5. Veterinários: Bem, para fornecer os melhores cuidados de saúde, há que procurar um veterinário especializado na zona onde vivo ou em zonas circundantes onde me poderei deslocar. Google Maps, Páginas Amarelas e os meios de pesquisa acima mencionados podem ser de grande ajuda!
Espero que este tópico sirva de esclarecimento a muitas "mães" e "pais" de primeira viagem!
Não se esqueçam que os concursos continuam activos, só falta a vossa participação!

Lintu a roer uma casca de avelã

5 comentários:

  1. Respostas
    1. É o mesmo que camundongo (ou dongo), apenas utilizamos o termo em português europeu :)

      Eliminar
    2. Muito lindo o Lintu roendo a avelã :3

      Eliminar
    3. Obrigada :D

      Qualquer dúvida, estejam ao dispor de a colocar.

      Mais cedo ou mais tarde ela será esclarecida.

      Eliminar

Não queremos dicussões e aceitamos todo o tipo de sugestões!
Podem também nos colocar as vossas dúvidas :)