quinta-feira, 22 de março de 2012

Brinquedo Caseiro - Toca

Para quem gosta de trabalhos manuais, hoje venho-vos falar de como fazer uma toca para o vosso Hamster. Esta ideia está presente em vários blogs como o "saco-cama" (não consegui identificar quem é o detentor da ideia original), mas como os tecidos são perigosos para os Hamsters quando ingeridos, o melhor é utilizá-lo como toca no parque de diversões que eventualmente tenha para ele. Assim, a utilização deste brinquedo tem de ser sempre sobre vigilância do dono, para evitar que o Hamster roa a toca e tenha problemas.Vamos então começar!


Materiais
  • Meia velha ;
  • Material de costura;
  • Rolo de papel higiénico/cozinha;
  • Fita Cola;
  • Tesoura.

Como fazer
  • Cortando a meia a meio, se utilizar a parte de baixo basta fazer a abertura, se utilizar a parte superior será necessário fazer a abertura e depois coser a parte de baixo, de forma a criar um saco.

Como podem ver, utilizei uma meia, e como gosto do Duffy Duck, vou utilizar a parte superior. Vamos então começar pela abertura
  • Convém que façam uma abertura adequada ao tamanho do hamster, para ele poder sair e entrar sem dificuldade. Para isso cortem dois pedaços do rolo de papel e unam com um diâmetro adequado ao Hamster, com fita cola, como mostra a figura:

  • Agora coloquem o rolo dentro da meia e façam com que o rebordo da meia entre, de modo a tapar o rolo, e cosam à volta, muito bem. Espero que esta imagem elucide o que acabei de explicar:

  • Visto que a abertura está muito bem cosida, vamos agora coser a parte inferior, de modo a ficar com este aspecto:

Pronto, aqui temos a toca do Duffy Duck! Lembrem-se de coser tudo muito bem, com espaços curtinhos e de modo a que a linha fique bem junto ao tecido, para o vosso Hamster não prender lá a patinha. Mais uma vez aviso que isto não substitui a casinha, é apenas um briqnuedo que serve de esconderijo quando o vosso Hamster está a brincar, SOB VIGILÂNCIA do dono!


Nós colocamos esta toca no playground que fizemos para colocar os nossos meninos enquanto um de nós limpa as gaiolas e o outro fica a vigiar. O resultado deverá ser este:




Espero que tenham gostado deste post e caso tenham alguma dúvida, por favor, não hesitem em perguntar :D

24 comentários:

  1. shiro, eu vou fazer um desse, mas eu vou montar um equipamento para transporte ai eu te conto e você posta ai beleza.

    (desculpa por te desobedecer na hora do:caso tenham alguma dúvida, por favor, não hesitem em perguntar :D).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, estou a ver que gostas muito de construir :D

      Quando colocares no teu blog avisa :D

      Eliminar
    2. Eu fiz, mais minha Hamster não fica. ;(

      Eliminar
  2. eu tive uma idea vamos criando utilidades caseiras para nosso ham ham e vamos postando para que aprendem, mas com uma condição que cada um possa postar a idea do outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou falar com o Daniel!
      Mal possa respondo por e-mail, certo? :D

      Eliminar
    2. Meu ótima ideia isto, tipo cada pessoa faz o seu ao invés de copiar ideias de outras pessoas, tipo, Fundir ideias, ou Pensar em uma... e mandar pros blogs postarem nossas ideias para os outros fazerem para os seus ham ham ^^

      Eliminar
  3. Ótima ideia esse post, Shiro! Uma ótima ideia enquanto se limpa a gaiola/viveiro do hamster. Foi bom salientar sobre o perigo de ingestão do tecido pelo hamster. Entretanto, caso ele tenha sido feita de um pano de algodão ou de outro material resistente e maleável poderá dar a ele sem riscos. Salientando que foi um ótimo post, parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada :D
    Ainda bem que gostou!

    Pois, em relação ao algodão e assim não tenho a certeza :). Sei que se pode fazer uma Hammock caseiro utilizando nylon, visto que é um material muito utilizado nesses brinquedos.

    Na minha pesquisa encontrei que qualquer tecido é perigoso quando ingerido, por isso deixei o aviso :D
    Mais vale prevenir que remediar!

    ResponderEliminar
  5. vou fazer isso agora msm!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. ola, sou o saul do yahoo respostas e sou grande fá do shiro.tenho uma duvida:o que posso dar a meu hamster para ele desgastar os dentes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Saul, muito obrigada por visitar o nosso blog :D

      Bem, há duas soluções:
      SOLUÇÃO CASEIRA- Pode oferecer os pauzinhos da fruta previamente lavados ou as cascas dos frutos secos (avelãs, nozes, amendoins).
      SOLUÇÃO PETSHOP- Existe pedras de cálcio e outros brinquedos próprios para o hamster roer. Um exemplo é o Rodent, muito usado no Brasil :D

      O Rodent é um produto barato, por isso eu aconselho a utilização simultânea das duas soluções, pois o hamster pode não se mostrar interessado nas soluções caseiras :P

      Eliminar
  7. shiro faz um outro brinquedo tipo um tuneo pra hamster um rodinha tipo a sim.so o seu maior fá valeu espero a resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Bem, túnel já temos um brinquedo feito na gaiola da Shiro. É muito simples de se fazer e pelo menos a nossa Shiro adora. Consiste numa pirâmide de 3 tubos de papel higiénico

      Pode visualizar acedendo ao seguinte post:

      http://shiroeamigos.blogspot.pt/2012/03/shiro-welcome-to-my-crib.html

      Em relação à rodinha, já respondemos a outro leitos que, apesar de não ser impossível, é bem difícil de se fazer. Além disso, pode não ser seguro o suficiente para o Hamster. O melhor será optar por comprar uma rodinha de plástico fechada numa petshop, com o diâmetro adequado :P

      Eliminar
  8. meus manolos amaram..eles adoram roer panos.......infelizmente nao dura 1 semana.....mas é legal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, é pena sabermos isso, pois a recomendação inicial do post é "como os tecidos são perigosos para os Hamsters quando ingeridos, o melhor é utilizá-lo como toca no parque de diversões que eventualmente tenha para ele. Assim, a utilização deste brinquedo tem de ser sempre sobre vigilância do dono, para evitar que o Hamster roa a toca e tenha problemas".

      Quando ingeridos, pode provocar obstipação.
      Quando guardados na bochecha, pode apodrecer e causar problemas.
      Quando esfiapado, o hamster pode magoar as patinhas enrolando-se nos fios.

      Por isso é que recomendamos a utilização deste brinquedo apenas FORA da gaiola e SEM deixar roer :/

      Eliminar
  9. Oi Shiro , passando aqui em seu blog , adorei esse post , fiz 2 toquinhas e meu hamster Bart adorou , fica a noite toda lá , minha hamster Liza ... não curtiu muito , mas mesmo assim otimo post :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Vítor, não se esqueça de vigiar sempre, pois eles podem roer o tecido.
      Se engolir, pode causar obstipação.

      Olhinho no Bart :)

      Eliminar
  10. Eu amo o blog, já fiz várias coisinhas pro meu velhinho e ele amou :D. Esse blog é de Portugal?

    ResponderEliminar
  11. Que bom que gosta do blog, ficamos bem contentes e agradecidos pelo seu apoio!

    Sim, somos de Portugal :D

    ResponderEliminar
  12. Queria poder fazer uma assim, mas meu chinês roe o pano e ouvi dizer que os fiapos do pano fazem mal, caso ele engula. Tem alguma outra idéia de toca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, há tocas que se podem fazer em madeira ou com paus de gelado (ou abaixadores de língua, como os médicos usam)

      Também há tocas, casinhas com várias formas que se compram em petshops

      Eliminar
  13. Eu tenho uma topolina(camundongo)ela adora brincar eu ja fiz varios brinquedos e estou procurando outros brinquedos caseiros o nome dela e Ariel ela e preta e branca eu adorei a s dicas agora posso criar mais brinquedos sem machucala ou deixar ela comer algo errado

    ResponderEliminar

Não queremos dicussões e aceitamos todo o tipo de sugestões!
Podem também nos colocar as vossas dúvidas :)