Estamos em Agosto, o mês em que a maior parte das pessoas aproveita para viajar, dar uns belos passeios.
Mas, e os nossos amiguinhos? Bem, com os cães é diferente, eles podem e gostam de passear. O mesmo não podemos dizer em relação a um hamster. O facto de estar num lugar diferente, cheio de movimento, sons e cheiros estranhos, só vai stressar o vosso hamster.
O que fazer? Depende do tempo em que vão ficar fora. Como assim? Vamos explicar:
Viagens Curtas (duram menos de 1 semana)
Bem, para aquelas pessoas que são mais caseiras e apenas vão passar o fim-de-semana fora ou apenas alguns dias, escusam de estar a submeter o vosso hamster a um stress desnecessário e também os donos escusam de estar atrapalhados sem saber como irão fazer para levar o hamster em segurança. Então o que podemos fazer?
- Antes de viajar, dar uma boa limpeza e desinfecção à gaiola, conforme indicado aqui.
- A forração e o ninho deve ser dado à vontade. Assim os cheiros são mais absorvidos e o vosso hamster sente-se mais confortável.
- Como vão ser alguns dias fora, devem medir a quantidade de comida a colocar no comedouro. Se 10-15 gramas dão muito bem para 1 dia, toca a fazer as contas, conforme o número de dias que estarão fora de casa, assim o vosso hamster não fica com fome. Alternativa: Existem há venda em algumas lojas ou sites online comedouros automáticos como os apresentados na imagem. Colocam o comedouro cheio e há medida que o hamster se alimenta o comedouro vai depositando a comida.
- O bebedouro deve ser bem limpo e deve estar cheio de água.
- Devem colocar a gaiola numa divisão onde haja circulação de ar, temperatura amena, e algumas frestas de luz, para que ele possa ter as horas diárias de luz necessárias.
Viagens Longas (duram mais de 1 semana)
Neste caso podem levar o vosso hamster convosco, tendo os mesmo cuidados descritos acima em relação à acomodação do vosso hamster e levando-o no carro ou meio de transporte utilizado bem seguro, para evitar que a gaiola caia e o hamster saia magoado.
Na impossibilidade de o levar, também há uma solução! Podem deixá-lo ao cuidado de alguém da vossa confiança, que goste de animais e que não se importe de cuidar do vosso enquanto estiverem ausentes!
Devem explicar as coisas mais básicas a quem for tomar conta (quantidade de comida a dar; como limpar a gaiola; como pegar nele; que comida de pode ou não se pode dar, etc...)
Espero que estejam esclarecidos e boas férias!
Muito obrigado pela dica!
ResponderEliminar