quinta-feira, 26 de julho de 2012

Hamsters NÃO vivem juntos


NOTA: ALGUMAS IMAGENS PODEM CHOCAR

Um assunto que nunca é demais tratar, é o facto dos hamsters serem animais extremamente territoriais. O fato é que não importa se os hamsters são mãe e filhotes, fêmea e macho, irmãos, ou qualquer coisa do tipo: eles não devem nunca ser criados na mesma gaiola. Também não importa se sejam sírios ou russos. Roborovski ou chineses. INDEPENDENTEMENTE da espécie, hamsters NÃO vivem juntos!

É muito comum os donos de petshops oferecerem casais para os compradores inexperientes: compre um casal para que seu hamster não se sinta sozinho. O problema é que, além das crias seguidas (após cada parto, a fêmea entra logo no cio, podendo engravidar logo de seguida) que desgastam as fêmeas, o casal nunca vai se dar bem.

Dormir juntos não significa amor, nem afeto. Gritinhos e perseguições não são brincadeiras, e sim, indícios de brigas. O lema de: ''Quando brigarem, separo'', nem sempre dá certo, pois, muitas vezes, a primeira briga é fatal e os donos não estão 24h sobre 24h a vigiar os seus hamsters. Não adianta se basear por tempo: seus hamsters podem estar juntos a 1 ano sem brigas, mas o fato é um só: eles se odeiam! Hamsters odeiam companhia, odeiam dividir seu espaço. Eles podem não se agredir, mas viverão sob constante stress. Também não é raro hamsters que, após viverem mais de 1 ano juntos, se desentenderem por algum motivo banal e a briga acabar em morte.

Então, antes de pensar em criar hamsters, fica a regra máxima do comportamento desses animais: Deve-se criar um hamster por gaiola.
Não adianta colocar dois irmãos, não adianta deixar a mãe com seus vários filhotes. Após a data de desmame, ou seja, um mês após o parto, cada um precisa ir para sua gaiola. Mesmo jovens, já possuem força para morder uns aos outros e se ferirem gravemente.

Quer ter vários hamsters? Precisará de várias gaiolas. Hamsters não se sentem sozinhos, eles precisam viver sozinhos.

Quer ver interação entre os seus animais? Compre animais que NA NATUREZA vivam em sociedade, como os topolinos, murganhos, gerbos, ratazanas, porquinhos-da índia, entre outros…E providencie um alojamento com o tamanho adequado para o número de animais que pretende ter juntos!

Não vale apena argumentar: “Ah, mas eu vi fotos de hamsters juntos!”; “A minha vizinha sempre teve hamsters juntos e nunca brigaram!”. Se realmente amam os vossos animais, lembrem-se: com a vida dos nossos bichinhos não se brinca nem se joga à roleta russa.

NOTA: Este texto foi produzido por Tao Paula, dona do fórum Mundo do Hamster

Hamster Sírio:
 

Hamster Anão-Russo:

Hamster Roborovski:

5 comentários:

  1. Ótimo texto!
    Este assunto é muito importante!
    Temos que dar um basta nisso!
    Cada vez mais, os donos pensam que hamsters juntos não vai gerar problemas mesmo sendo irmãos, etcs...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nicole, espero que pelo menos alguns mudem de ideias!

      Eliminar
  2. Para alem dos motivos já expostos um casal na mesma gaiola tendo em conta que a fêmea esta no cio de 4 em 4 dias levaria a passado 1 mês não estarem lá dois mas sim vários... Como as condições não são propicias para criação levaria ao aumento de stress da mãe e a provavelmente esta comer os filhotes ... criações seguidas sem respeitar o prazo debilitariam a mãe fazendo-a ter uma vida curta ou até morrer devido a complicações no parto. As brigas constantes já estão aqui bem relatadas ... Resumindo quem tudo quer tudo perde . O hamster é um animal tão fofinho é normal queremos ter vários mas temos de ter em conta a sua necessidades o seu bem estar

    Nuno Lourenço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem dito, Nuno!
      Obrigada por expressar a sua opinião e espero que este artigo abra os olhos a muita gente :)

      Eliminar
  3. Adorei! Texto forte e claro! Adorei o texto, também!

    ResponderEliminar

Não queremos dicussões e aceitamos todo o tipo de sugestões!
Podem também nos colocar as vossas dúvidas :)