domingo, 5 de agosto de 2012

Como Adestrar um Hamster

Olá leitores, mais um tópico informativo.


Muitos hoje se perguntam como vou ensinar, ou adestrar, o seu pequeno amigo, a fazer truques. Que truques? Bem, pode ser vir quando se chama pelo nome, fazer alguns gestos (ficar de pé, rodar, mexer-se ao som de música) ou até mesmo passar alguns obstáculos (túneis, balancés, entre outros...).


A imaginação do que querem fazer com o vosso amigo, desde que não ponha em perigo a sua vida (como muitos fazem, metê-los em carros de brincar, por exemplo), está ao vosso cuidado. O fundamental está em como o vamos atrair. E faz-se isso pela barriga!


Pela barriga? Sim, utilizando um método chamado condicionamento clássico. Nome complicado? Nada disso. Na escola, muitos poderão aprender este método que se resume no seguinte: 




Bem, pela imagem entendemos na primeira sequência que o hamster, perante a comida, tem uma acção. Ou seja, quer comê-la. E faz o que for preciso para obtê-la.


Na segunda sequência, vemos que ao som da campainha (a campainha aqui representa o chamamento, ou a música ou os obstáculos, qualquer estímulo que utilizemos para o hamster) o hamster não tem qualquer acção. Aquilo não significa nada para ele. É aí que começa o treino, o condicionamento!


Na terceira sequência (é está em que consiste o treino, o condicionamento), atraímo-lo com a comida! Ou seja, fazemos com que ele execute a acção... Ou seja, enquanto seguramos a comida, ele está atraído por ela, e conseguimos que ele faça o que quisermos, como por exemplo, colocar-se de pé, passar obstáculos, seja o que for! No fim de ele realizar o que queremos, oferecemos o que prometemos: a semente, o pedacito de fruta ou legume...


Claro que isto não é a primeira, nem à terceira vez! Exige muita paciência, esforço, dedicação... Mas temos de respeitar o hamster, fazendo estes exercícios quando ele tiver activo e durante curtos períodos de tempo, para não o stressar...


Por fim, depois de muitas tentativas com a comida, introduzimos apenas aquilo que queremos que ele faça,como aparece na quarta sequência sem a comida como isco. Na prática, ao colocarmos em frente a um obstáculo, ele vai ultrapassá-lo como desejamos (como o treinamos). Se tiver sido bem condicionado, ele irá fazê-lo. No fim, deverá ser recompensado!

5 comentários:

  1. Eu fiz isso mas foi com o meu coelho e agora quando quer comer põe-se de pé !! É muito engraçado !!

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Adorei a postagem, mas o Chimy está sempre dormindo, então poucas chances tenho. :\
    Sei que aqui não é o lugar certo, mas a votação do Concurso Mãos à Obra tem como título II Concurso Alojamento, e li que o mesmo ainda não foi lançado. Se eu estiver errada, desculpe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão.
      Como já o estava a planear, era de noite, baralhei as idéias xD

      O título foi modificado o que não implica nada nas votações :D

      Obrigada :D

      Eliminar
    2. De nada :)
      Também me enrolo na hora de ver os concorrentes e tal, é cansativo o_o...

      Eliminar
  3. Oops... Desculpe, quis dizer que as votações ainda não foram iniciadas hehe.

    ResponderEliminar

Não queremos dicussões e aceitamos todo o tipo de sugestões!
Podem também nos colocar as vossas dúvidas :)